Navegação
Introdução | Sobre a doença | Prevenção
No mês de outubro é celebrado mundialmente o Outubro Rosa, uma campanha que visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.
Esta é uma mobilização realizada por diversas instituições e governos, que se unem para disseminar informações e dados sobre a doença, orienta e incentiva as mulheres para a prevenção, e com isso, contribuem para o diagnóstico precoce e redução da mortalidade.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), este é o tipo de câncer mais freqüente entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina, quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo assim, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico, e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
ATENÇÂO: apesar de ser raro, homens também podem contrair câncer de mama, portanto, eles também devem fazer o auto-exame.
Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.
Para saber mais, acesse:
INCA
Biblioteca Virtual em Saúde
Roche
Brasil Escola